A primeira constatação importante: uma consultoria tem por objetivo maximizar a produtividade e os resultados, independente do macroambiente, que exerce muita influência sobre uma empresa, mas que por sua vez, a mesma não exerce influência sobre os fatores externos como leis, clima, pandemias e outros. Agora, falando de uma consultoria especializada, como é o caso para a área de TI, há vários fatores a serem considerados. Vamos a eles.
A Empresa Precisa estar consciente e apta para Mudanças
Por que abordar primeiro esse aspecto? Algumas empresas contratam consultorias esperando milagres. A empresa precisa querer e estar disposta a fazer mudanças para colher os resultados. Toda a empresa, começando do alto para baixo da hierarquia.
O Papel de Uma Consultoria em TI
Uma consultoria em TI vai diagnosticar e orientar sobre quais são as melhores decisões sobre a área de TI na organização, seja ela privada de qualquer porte, pública ou entidades sem fins lucrativos. Além desse fator, o aspecto INOVAÇÃO precisa ser considerado. Uma consultoria pode sugerir um jeito melhor e mais econômico de fazer algo, trazendo o diferencial que sua empresa buscava não identificava. Talvez você seja empresário e se questione se sua empresa precisa de um servidor, de serviços em nuvem, se é melhorar ter um funcionário ou contar com outsourcing. Em todos esses aspectos e muito mais, uma consultoria em TI pode ajudar. Com uma consultoria, a empresa vai optar pelas melhores estratégias e os menores custos porque os consultores vivem no ramo.
As Atividades de uma Consultoria em TI
Como exposto acima, uma consultoria começa com um Diagnóstico. Após identificar os pontos fortes e fracos, ela faz o planejamento com todas informações, incluindo os custos. Entre as atividades trabalhadas estão:
- Alertas contra ameaças de cibercriminosos
- Contratação de profissionais para trabalhar em atividades operacionais;
- Construção de planejamento de projetos;
- Detecção de anormalidades;
- Distribuição do produto final;
- Execução e documentação de testes;
- Identificação de oportunidades para melhorar a performance da área;
- Melhoria de processos da empresa;
- Melhorias contínuas dos projetos.
- Prevenção de falhas nos recursos de segurança da empresa;
A área de TI é que vai ajudar a prevenir ocorrências indesejáveis controlar toda a empresa. Controlar no sentido de obter todos os indicadores de desempenho e a formatação de novos objetivos e estratégias futuros. Uma consultoria vai ajudar a sua empresa a se concentrar no que é mais importante: o seu negócio.