Um estudo recente¹ revela que 66% das Micro e Pequenas Empresas estão caminhando para a maturidade digital. Entenda o significado desse processo através da leitura desse artigo, afinal, elas representam mais de 90% dos empreendimentos e respondem por 30% do PIB e por mais de 50% dos postos de trabalho existentes no país.
O desenvolvimento tecnológico e digital transforma e impacta todos os setores da economia brasileira. É fundamental que as micro e pequenas empresas se adaptem e aproveitem ao máximo os benefícios dessas tecnologias, que contribuem para o aperfeiçoamento de suas operações, criação de novos modelos de negócio e para a geração de mais receitas.
Observe os números a seguir.
Fonte: Pesquisa ABDI
Observe que o nível 2 de maturidade representa o maior percentual. Esse estágio emergente, aponta que houve progresso significativo mas ao mesmo tempo existe um caminho longo de progresso pela frente.
Na mesma pesquisa, as empresas revelaram que, quanto aos objetivos elas adotaram a digitalização para:
- CONECTAR E ENGAJAR CLIENTES (44,41%): num tempo em que digital significa interatividade, não existe meio mais eficaz do que o digital. Nele o público se sente poderoso e pertencente a um grupo ou comunidade.
- ESTABELECER NOVAS BASES DE COMPETIÇÃO (35,01%): o mundo globalizado e pós-pandemia as pessoas têm pressa. A digitalização permite que potenciais clientes conheçam detalhes de produtos e serviços mais rapidamente e tomem a decisão de compra no mesmo timing.
- CONSTRUIR UMA ORGANIZAÇÃO ORIENTADA A DADOS (39,20%): a internet por si só fornece informações valiosas, mas quando uma empresa extrai dados de estratégias deliberadas e os organiza para a tomada de decisão, justifica a presença digital indispensável. Bigdata ou o acesso por pequenas empresas: a digitalização é democrática.
- INOVAR MAIS RÁPIDO E COLABORATIVAMENTE (47,72%): hoje há sistemas de gestão integrada gratuitos, nuvem para a segurança de dados, aplicativos para gestão de projetos colaborativos também gratuitos e uma infinidade de ferramentas que facilitam a gestão digital.
- GERAR MAIS VALOR PARA OS CLIENTES (37,53%): facilitar a vida do cliente é gerar valor. A digitalização de meios de pagamentos e outras interações encurta caminhos e alonga o relacionamento.
É fato que as pequenas empresas sofrem com a falta de recursos humanos na gestão. Assim, mesmo que a pandemia tenha impulsionado os negócios para a digitalização, observa-se a carência de continuidade. Infelizmente, gestores de pequenas empresas, de modo geral, sentem a dificuldade em gerenciar devido a vários fatores. Entre alguns estão a centralização de atividades, a falta de consciência que é preciso terceirizar atividades como gestão de anúncios e conteúdos diversos em relação ao marketing digital. Na infraestrutura, poucos investimentos bastam. Servidores em nuvem e sistemas de segurança de acesso as máquinas.
Recomendamos solicitar um diagnóstico, pois a partir dele e de se conhecer onde a empresa quer chegar, é possível traçar os caminhos mais adequados com os menores custos.
1 Estudo da (ABDI) Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial, disponível em https://api.abdi.com.br/file-manager/upload/files/Mapa_da_Digitaliza%C3%A7%C3%A3o_das_MPEs_Brasileiras__1___1_.pdf, acessado em 03/10/22
REFERÊNCIAS:
Foto da Capa: Foto de mentatdgt: https://www.pexels.com/pt-br/foto/duas-mulheres-olhando-e-apontando-para-o-laptop-macbook-1569076/