No cenário econômico atual, é amplamente reconhecida a importância das micro e pequenas empresas (MPEs). Autores (NGUYEN, NEWBY e MACAULAY, 2015) e pesquisas aplicadas como a GEM (Global Entrepreneurship Monitor, 2020 p. 81 col. 2) mostram a relevância delas para um país atingir e sustentar o seu desenvolvimento socioeconômico, sendo fundamentais não só para a criação de empregos e distribuição de renda, como também, em alguns países desenvolvidos, na produção de patentes e geração de empregos para profissionais que trabalham com alta tecnologia.
No artigo de hoje, saiba por que pequenas empresas adotam a tecnologia para serem competitivas.
De acordo com a pesquisa GEM 2020, os serviços orientados para negócios tendem a possuir mais tecnologias ou conhecimentos intensivos, em comparação com os serviços orientados ao consumidor final.
Outra pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Instituto FSB Pesquisa com executivos de 500 indústrias de pequeno porte (de 10 a 49 empregados). De acordo com os dados, 82% dessas empresas inovaram pelo menos uma vez nos últimos três anos.
A pandemia forçou alguns setores a inovar, mas no sentido mais retrito, como o tema do artigo mostra, usando a tecnologia de forma estratégica, uma vez que as pequenas empresas não possuem estrutura e as vezes nem capital para realizar o que sabem que é necessário.
Avanços das tecnologias
Considerando os avanços tecnológicos no período da pandemia, 78% das empresas avançaram, em algum nível, na adoção de novas tecnologias digitais. Com isso, 49% das empresas industriais ampliaram o volume de vendas durante a pandemia, 47% estão produzindo com mais eficiência e 46% ampliaram o volume de produção.
A pesquisa ainda revelou que, que a relação com o cliente e o marketing são os itens prioritários para o pós-pandemia.Já para os próximos três anos, as prioridades serão a ampliação do volume de vendas, a produção com menos custos e mais eficiência, além do aumento do volume de produção.
Como você já sabe, não são poucas as empresas que adotaram o homeoffice durante a pandemia. Na região sudeste, o número chegou a 52%, considerando as pequenas empresas. Desse número, 45% tiveram que investir em ferramentas para condução de reuniões on-line, 43% investiram em serviços de armazenamento na nuvem e 42% em ferramentas de automação. Outro indicador é que 35% das empresas que adotaram o homeoffice, vão manter esse modelo em definitivo.
Como se percebe, mesmo no setor industrial, que de modo geral, é mais demorado para adotar inovações tecnológicas, é preciso uma adaptação aos novos cenários e muitas empresas viram esse necessidade durante a pandemia.
Com a modalidade de trabalho homeoffice, houve necessidade de maior investimento na segurança dos acessos. Os cibercrimes se multiplicaram justamente nesse período pelo crescimento vegetativo relatado acima e pelo fato de colaboradores estarem em casa, aumentando a vulnerabilidade dos sistemas.
Independente do ramo, verejo, indústria ou serviço, as PMEs estão usando a tecnologia como estratégia de crescimento. Por eemplo, uma empresa de design e marketing digital de Curitiba, durante a pandemia, ficou totalmente em homeoffice, o que os fez pensar no novo modelo permanente. E fez isso. O sócio da empresa, Milton Coutinho adotou todas as ferramental tecnológicas para a comunicação colaborativa permanecesse e os aspectos de segurança da informação, contatos com clientes fossem mais profissionais ainda. A empresa ganhou um prêmio sobre inovação em projeto por essa iniciativa.
Empresas de segurança privada também adotaram a tecnologia como estratégia para a redução de custos e maior eficácia no atendimento. Uma das inovações no setor é a portaria remota, que consiste no funcionamento automatizado de dispositivos para monitorar e controlar o acesso ao condomínio. Esses equipamentos são integrados e gerenciados por um operador à distância ou pelos próprios moradores (portaria autônoma).
Para a implantação da portaria remota, a comunicação IP é imprescindível. Um dos principais benefícios é a redução de custos. Com ela, é possível fazer o roteamento inteligente de chamadas e os ramais IP distribuídos.
As chamadas entre o porteiro, a central de atendimento e os moradores do prédio não geram cobrança, pois não dependem de uma operadora de telefonia. E as chamadas podem ser gravadas, o que permite maior controle das ligações, protegendo as informações dos do condomínio. Outro benefício é a possibilidade de realizar chamadas externas com tarifas mais baixas através de uma operadora VoIP. Essa tecnologia trouxe mais eficácia e redução de custos tanto para as empresas de operam como para os clientes.
As industrias optaram pela automatização de processos ainda mais com a indústria 4.0.
Existem várias soluções específica mas vamos finalizar o artigo com algumas sugestões de tecnologias que servem para a gestão em todos os segmentos.
1. Treinamentos de negócios online
Com tempo e orçamento ilimitados, você pode viajar pelo mundo virtual para participar de treinamentos ao vivo e eventos educacionais. Moocs como o Coursera a Aprender oferecem milhares de cursos gratuitos.
2. Software de código aberto
O software de código aberto (Open-source) oferece aos proprietários de pequenas empresas alternativas ao uso de aplicativos comerciais comuns no gerenciamento diário de seus negócios e normalmente não requer investimento financeiro.
Uma das soluções de TI para pequenas empresas de código aberto mais populares é o OpenOffice.org, um suíte de software de escritório com processamento de texto, planilhas, apresentações, gráficos, bancos de dados e muito mais.
3. PABX em Nuvem
A principal função do PABX Virtual é conectar telefones a uma linha externa, permitindo que os ramais possam efetuar ligações para dentro e fora da empresa, mas eliminando a estrutura interna, como dito no início, uma vez que ela estará na nuvem, livre de riscos
Consegue imaginar o quanto a tecnologia abriu possibilidades, escalabilidade, economia, rapidez na comunicação e sem falar na segurança das informações. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.
4. Ferramentas de screencasting
O screencasting cria um filme que mostra atividades específicas na tela do computador com narração de voz que você pode compartilhar com outras pessoas. Os screencasts podem ser usados para diversos fins, incluindo tutoriais, demonstrações e lições.Existe uma grande variedade de soluções de TI para pequenas empresas nesta área. As ferramentas de screencasting disponíveis possuem níveis variados de complexidade e funcionalidade.
Como você percebeu, no artigo de hoje, trouxemos exemplos de tecnologias que são utilizadas de forma estratégica pelas pequenas empresas. Também acessou algumas ferramentas que talvez conheça. Importante é saber que o conhecimento de novas tecnologias ajuda o empresário ou gestor a pensar o que pode realizar de modo estratégico. A MR Soluções ajuda você a fazer um planejamento sobre como utilizar as tecnologias para chegar nos objetivos.
REFERÊNCIAS
Blog da Interbrás: foto do corpo do texto.
GEM 2020, disponível em https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Empreendedorismo-no-Brasil-GEM-2019.pdf e acessada em 25.05.22
NGUYEN, T. H.; NEWBY, M.; MACAULAY, M. J. Information technology adoption in small business: confirmation of a proposed framework. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 1, p. 207-227, 2015.
https://encontreumnerd.com.br/blog/solucoes-ti-pequenas-empresas
FOTO da capa: https://www.rodopac.com.br/