Sabe aquele email com a pergunta: “Que Tal Assistir”? Ou um Whatsapp com o final “envio automático de avisos, não há atendentes”. Sim, são robôs falando com você porque você está classificado por uma inteligência de mercado que sabe dos seus gostos e hábitos. O artigo de hoje vai dar uma luz sobre como você gestor de marketing, vendas ou proprietário de uma pequena empresa, pode também usufruir da Inteligência Artificial (IA) para alcançar novos patamares de clientes e receitas.
Você já ouviu falar das revoluções mais significativas que afetaram a economia mundial como nunca antes. Elas ocorreram a partir de 1760: as revoluções industriais e no século XX, a revolução digital. Vamos focar na revolução digital. Por exemplo, antes, para você relaxar vendo um filme, tinha que ir a uma locadora, andar por vários minutos procurando uma fita, depois um DVD. Depois tinha que ir até lá e devolver, quando não esquecia.
IA e Engajamento com Clientes
A Netflix não apenas resolveu esse problema, como, ao começar a trabalhar com a IA, ajuda aqueles mais acomodados que têm preguiça de procurar com o controle remoto da TV. Quando você recebe sugestões do que assistir, significa que seu perfil foi esquadrinhado. Essa personalização faz o cliente se sentir único (como de fato, a seleção foi feita para ele). Mas para chegar nesse nível, é preciso contar como funciona.
A coleta de informações é toda automatizada e o processo inclui: avaliações sobre o conteúdo assistido, se o usuário assistiu a um programa inteiro e se o usuário pausou, retrocedeu ou avançou durante um programa e assim por diante. Agora imagine o nível de engajamento seu com a Neflix quando, ao navegar você vê a seção: “Escolha Para… e o seu nome”?. Esse foi o objetivo da Netflix ao usar a IA. Engajar.
Já conseguiu pensar em algo para a sua empresa que a IA possa fazer? Não? Vamos dar mais algumas ajudas. Mas antes, vamos destacar a importância da IA nos tempo atuais. Após a Globalização e com a população mundial imensamente maior se comparada à época da primeira revolução industrial. São 8 bilhões de pessoas no mundo frente ao 1 bilhão em 1820, e estamos falando da possibilidade dos processos automatizados não só executarem, mas criarem e tomarem decisões. É neste ponto que a IA se encaixa perfeitamente no marketing, como você viu acima.
O que é Inteligência Artificial?
A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação dedicado à criação de sistemas que imitam a capacidade humana de raciocinar e aprender. Ela pode ser classificada em dois grupos: 1) Sistemas baseados em regras – utilizam uma série de determinações lógicas para tomar decisões; 2) Sistemas baseados em dados – usam algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões em grandes conjuntos de dados.
Essa tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas como:
- Assistentes virtuais – Siri, Alexa e Google Assistant;
- Sistemas de reconhecimento de fala;
- Sistemas de reconhecimento de imagem;
- Recomendações de produtos – como você encontra na Netflix, Amazon Prime, Spotify etc;
- Chatbots;
- Veículos autônomos;
- Diagnósticos médicos.
IA e a Geração de Leads
Pensa naquela tarefa de garimpar dados de contato, qualifica-los e direcionar para a equipe de vendas. Precisava ser intenso. Mas agora a IA já faz isso e as pessoas ficam livres para as atividades estratégicas.
Nas relações de B2C e principalmente de B2B, uma ferramenta amplamente conhecia é o LindeIn Sales Navigator. A plataforma é alimentada por IA e ajuda as empresas a encontrarem seus LEADS no LinkedIn.
Chatbots de Marketing, Atendimento e Vendas
A empresautiliza processamento de linguagem natural (PLN) ligado à inteligência artificial para compreender o que os visitantes de um site ou rede social desejam e direcioná-los ao lugar ou produtos ou promoções certos.
Assim, é possível aumentar sua base de leads, melhorar a eficiência do atendimento ao cliente e coletar dados valiosos sobre seus clientes. Um exemplo de uso de chatbot é o da Casas Bahia. A empresa usou recentemente a IA no Facebook para ações no dia do Consumidor, Black Friday e Natal. O nome do chatbot é Baianinho e mais de 150 mil pessoas já interagiram com ele!
Na Blackfriday o Baianinho ofereceu ofertas através de uma mensagem personalizada para cada cliente, que podia escolher ser avisado quando uma categoria de produto específico estivesse em promoção, o que facilitava o processo de venda. Em quatro dias de campanha, 51,4 mil pessoas conversaram, enviando quase 2 milhões de mensagens.
A inteligência artificial pode ajudar em várias estratégias de marketing e vendas e esse espaço até seria pequena para listar todas as possibilidades. O segredo é você, gestor, buscar o conhecimento das possibilidades que fazem sentido para a sua empresa. Se busca de LEADs, preços dinâmicos, atendimento, otimização de campanhas de marketing, enfim, o artigo buscou trazer insights para que você possa contar com a IA para ajudar o seu negócio a prosperar.
Hoje, é possível enxergar esse ecossistema de marketing entregando resultado por meio de IA com a seguinte estrutura: Marcas (demanda) → Agências de comunicação (facilitador de negócios) → MarTechs (operador da IA e metodologia) → Infraestrutura e hardware (cloud e processamento).
Nesse contexto, cada agente atua na excelência de seu papel e função que, em conjunto e com as suas respectivas correlações técnicas de todos os players e de negócio, trazem resultados efetivos para o empreendimento da marca.
Você viu que o Marketing precisa muito da tecnologia para ser sustentável e inteligente, mas é preciso identificar os player adequados aos objetivos da empresa, o que não é uma tarefa fácil. Orquestrar fornecedores tecnológicos exige visão, conhecimento, estabelecimento de objetivos, escolha das melhores estratégias. A MR Soluções faz a hospedagem da IA para que toda essa jornada seja preservada em segurança. Quer saber mais?
REFERENCIAS:
Foto da capa: https://www.freepik.com/free-ai-image/woman-stands-front-graph-showing-graph-stock-market_42322414.htm
Foto do robô e telefone: Leadster
Foto Geração de Leads: LinkedIN