Ciclo de vida. Com certeza você já ouviu essa expressão. Praticamente tudo no mundo tem um ciclo. Hoje a pauta é Ciclo de Vida de Produto. Cada uma das etapas envolvidas tem suas próprias exigências, tanto para a estratégia de vendas como as de marketing. Vamos começar?
O que é Ciclo de Vida de Produto?
É uma linha do tempo que acompanha o desenvolvimento de uma solução no mercado. Especialmente quando se fala de produtos digitais, é importante entender que eles têm “vida” mesmo após seu lançamento – ou seja, podem crescer ou fracassar.
Cada produto tem um papel importante nas vendas. Há produtos que atraem, que geram fluxo e baixam a margem. Mas há outros que geram boa margem e ainda outros que complementam o sentimento de marca de maneira deliberada, que podem não trazer nem margem e nem volume.
O ciclo de vida de um produto (ou marca) permite um monitoramento do comportamento do mercado, a atração e a manutenção de clientes, como também as táticas relacionadas aos preços do produto. Esse fenômeno, desde o início permite ajustes para que as fases seguintes aconteçam num tempo razoável e esperado e o retorno seja satisfatório.
Ao trabalhar com esse modelo, a empresa poderá visualizar os ajustes necessários para que o produto alcance o quanto antes da fase da maturidade e nela permaneça nessa fase, sem entrar no declínio. Novamente vale lembrar da importância do monitoramento e decisões estratégicas para manter o foco dos objetivos.
Imagine que no eixo tempo se dá o nascimento da empresa ou de uma pessoa. Abaixo dele, imagine o pré-natal (ou desenvolvimento), ou seja, todo o planejamento: nome, quais as compras necessárias para começar a vida no mundo real e vários outros fatores pré-concepção. Tudo ainda é muito embrionário e são feitos testes e ajustes na proposta de valor.Veja em detalhes as características de cada fase.
- Desenvolvimento: como já exposto acima, é a primeira etapa, na qual a solução está em um contexto embrionário. Esse é o momento de definir as características que vão compor o produto e qual a sua finalidade, executando testes que possam validar as hipóteses para construção do MVP (mínimo produto viável).
- Introdução: é a fase do ciclo de vida do produto na qual a solução já está no mercado e está sendo testada. Aqui nosso market share é pequeno, as pessoas ainda estão conhecendo e entendendo como ele funciona, assim como sua proposta de valor. Os usuários que consomem são os inovadores;
- Crescimento: é a fase na qual já há uma base de clientes que conhece o produto, e a equipe já encontrou uma boa solução. A partir daqui terá uma curva acelerada de crescimento, aumentando seu market share. Nesse ponto o produto já cruzou o abismo e vai conquistar os clientes da “maioria inicial” e “maioria tardia”;
- Maturidade: é a fase final do ciclo de vida do produto. Aqui o produto já atingiu o máximo de mercado que ele poderia alcançar, como se observa pelo achatamento da curva.
- Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair. Nessa fase, se a empresa planejou vida longa para o produto, é tempo de reagir para o rejuvenescimento.
Em termos de adoção ou não de tecnologia, há um fenômeno chamado sunset: produtos que não cruzam o abismo na curva de adoção de tecnologia ou já atingiram maturidade são descontinuados. Um bom exemplo de produto que já sofreu sunset é a televisão de tubo, que foi substituída pelas TVs Led e agora as Smart TVs.
O que é Gerenciamento de Ciclo de Vida de Produto?
Da sigla em inglês PLM (Product Lifecycle Management), o gerenciamento do ciclo de vida do produto é uma disciplina empresarial para gerenciar os dados e processos envolvidos no ciclo de vida de um produto, desde o início até a engenharia, projeto, fabricação, vendas e suporte, até o descarte e a desativação.
Benefícios de um PLM
O PLM ajuda as organizações a colocar produtos no mercado mais rapidamente, criar produtos de alta qualidade, melhorar a segurança dos mesmos, aumentar as oportunidades de vendas e reduzir erros e desperdícios.
Ao simplificar, organizar e integrar dados, o PLM oferece aos fabricantes uma visão detalhada de cada produto.
Como Gerir o Ciclo de Vida de Um Produto?
Como você observou até agora, o ciclo de vida de um produto exige planejamento, acompanhamento e ajustes. Por isso, surgiram ferramentas digitais para facilitar o processo e a assertividade dessa empreitada. Conheça algumas delas.
Arena Solutions: é uma plataforma empresarial baseada em nuvem da Arena concentra-se em produtos unificados e processos de qualidade. Seus recursos incluem integração com ERP, gerenciamento de lista de materiais (BOM), colaboração de fornecedores, gerenciamento de conformidade e muito mais.
Autodesk Upchain e Fusion 360 Manage: é um software baseado em nuvem voltado para pequenas e médias empresas com gerenciamento de fluxo de trabalho integrado e painéis de projetos. Ele foi projetado para sobrepor tecnologia legada existente, como CAD. Já com a oferta do Fusion 360 Manage, voltado para três setores: maquinário e produtos industriais, eletrônicos de consumo e alta tecnologia e fornecedores e componentes automotivos, ele fornece acesso em tempo real aos dados do produto e os representa graficamente.
Oracle Fusion Cloud PLM: esta plataforma aproveita analytics, IoT, IA e ML para fornecer recursos de gêmeos digitais e threads digitais.
Propel: O Propel é um sistema baseado em nuvem projetado para ser fácil de personalizar e usar. Possui recursos de gerenciamento de qualidade, de mudanças, de requisitos, gerenciamento de BOM e de projetos.
PTC Windchill: oferece um portfólio de aplicativos PDM e PLM avançados. Possui uma arquitetura aberta para facilitar a integração com outros sistemas corporativos, incluindo IoT.
SAP PLM: esse aplicativo faz parte do SAP Business Suite. É mais conhecido pela facilidade de criação de BOM e integração com ERP.
Siemens Teamcenter: O software Teamcenter da Siemens é voltado para organizações de todos os tamanhos e é conhecido por seus recursos de gerenciamento de mudanças e integração CAD.
Como você observou, as ferramentas facilitam a gestão das informações proporcionando mais segurança na tomada de decisão. Esse é um processo que ocorre em toda as empresas que adotam a tecnologia como uma aliada para o negócio. Mesmo que sua empresa não demande aplicativos para gestão de produtos, certamente demanda algum serviço de tecnologia que fará o ciclo de vida da organização ser mais lucrativo e perene. Quer saber como?
REFERÊNCIAS:
Imagem da Capa: Google Imagens
Imagem do corpo do texto: https://agendor-blog-uploads.s3.sa-east-1.amazonaws.com/2021/09/02143948/ciclo-de-vida.png
RELAÇÃO ENTRE O CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL E O PLANEJAMENTO EM EMPRESAS METALÚRGICAS DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE-SC, disponível em Relação entre o ciclo de vida organizacional e o planejamento em empresas metalúrgicas do município de Brusque-SC | Revista de Contabilidade e Organizações (usp.br), acesso em 29.10.22.