You are currently viewing MPEs Adotam a Tecnologia Como Estratégia. Veja Por quê!

MPEs Adotam a Tecnologia Como Estratégia. Veja Por quê!

No cenário econômico atual, é amplamente reconhecida a importância das micro e pequenas empresas (MPEs). Autores (NGUYEN, NEWBY e MACAULAY, 2015) e pesquisas aplicadas como a GEM (Global Entrepreneurship Monitor, 2020 p. 81 col. 2) mostram a relevância delas para um país atingir e sustentar o seu desenvolvimento socioeconômico, sendo fundamentais não só para a criação de empregos e distribuição de renda, como também, em alguns países desenvolvidos, na produção de patentes e geração de empregos para profissionais que trabalham com alta tecnologia.

No artigo de hoje, saiba por que pequenas empresas adotam a tecnologia para serem competitivas.

De acordo com a pesquisa GEM 2020, os serviços orientados para negócios tendem a possuir mais tecnologias ou conhecimentos intensivos, em comparação com os serviços orientados ao consumidor final.

Outra pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Instituto FSB Pesquisa com executivos de 500 indústrias de pequeno porte (de 10 a 49 empregados). De acordo com os dados, 82% dessas empresas inovaram pelo menos uma vez nos últimos três anos.

A pandemia forçou alguns setores a inovar, mas no sentido mais retrito, como o tema do artigo mostra, usando a tecnologia de forma estratégica, uma vez que as pequenas empresas não possuem estrutura e as vezes nem capital para realizar o que sabem que é necessário.

Avanços das tecnologias

Considerando os avanços tecnológicos no período da pandemia, 78% das empresas avançaram, em algum nível, na adoção de novas tecnologias digitais. Com isso, 49% das empresas industriais ampliaram o volume de vendas durante a pandemia, 47% estão produzindo com mais eficiência e 46% ampliaram o volume de produção.

A pesquisa ainda revelou que, que a relação com o cliente e o marketing são os itens prioritários para o pós-pandemia.Já para os próximos três anos, as prioridades serão a ampliação do volume de vendas, a produção com menos custos e mais eficiência, além do aumento do volume de produção.

Como você já sabe, não são poucas as empresas que adotaram o homeoffice durante a pandemia. Na região sudeste, o número chegou a 52%, considerando as pequenas empresas. Desse número, 45% tiveram que investir em ferramentas para condução de reuniões on-line, 43% investiram em serviços de armazenamento na nuvem e 42% em ferramentas de automação. Outro indicador é que 35% das empresas que adotaram o homeoffice, vão manter esse modelo em definitivo.

Como se percebe, mesmo no setor industrial, que de modo geral, é mais demorado para adotar inovações tecnológicas, é preciso uma adaptação aos novos cenários e muitas empresas viram esse necessidade durante a pandemia.

Com a modalidade de trabalho homeoffice, houve necessidade de maior investimento na segurança dos acessos. Os cibercrimes se multiplicaram justamente nesse período pelo crescimento vegetativo relatado acima e pelo fato de colaboradores estarem em casa, aumentando a vulnerabilidade dos sistemas.

Independente do ramo, verejo, indústria ou serviço, as PMEs estão usando a tecnologia como estratégia de crescimento. Por eemplo, uma empresa de design e marketing digital de Curitiba, durante a pandemia, ficou totalmente em homeoffice, o que os fez pensar no novo modelo permanente. E fez isso. O sócio da empresa, Milton Coutinho adotou todas as ferramental tecnológicas para a comunicação colaborativa permanecesse e os aspectos de segurança da informação, contatos com clientes fossem mais profissionais ainda. A empresa ganhou um prêmio sobre inovação em projeto por essa iniciativa.

Empresas de segurança privada também adotaram a tecnologia como estratégia para a redução de custos e maior eficácia no atendimento. Uma das inovações no setor é a portaria remota, que consiste no funcionamento automatizado de dispositivos para monitorar e controlar o acesso ao condomínio. Esses equipamentos são integrados e gerenciados por um operador à distância ou pelos próprios moradores (portaria autônoma).

Para a implantação da portaria remota, a comunicação IP é imprescindível. Um dos principais benefícios é a redução de custos. Com ela, é possível fazer o roteamento inteligente de chamadas e os ramais IP distribuídos.

As chamadas entre o porteiro, a central de atendimento e os moradores do prédio não geram cobrança, pois não dependem de uma operadora de telefonia. E as chamadas podem ser gravadas, o que permite maior controle das ligações, protegendo as informações dos do condomínio. Outro benefício é a possibilidade de realizar chamadas externas com tarifas mais baixas através de uma operadora VoIP. Essa tecnologia trouxe mais eficácia e redução de custos tanto para as empresas de operam como para os clientes.

Foto: site da Intelbrás

As industrias optaram pela automatização de processos ainda mais com a indústria 4.0.

Existem várias soluções específica mas vamos finalizar o artigo com algumas sugestões de tecnologias que servem para a gestão em todos os segmentos.

1. Treinamentos de negócios online

Com tempo e orçamento ilimitados, você pode viajar pelo mundo virtual para participar de treinamentos ao vivo e eventos educacionais. Moocs como o Coursera  a Aprender oferecem milhares de cursos gratuitos.

2. Software de código aberto

O software de código aberto (Open-source) oferece aos proprietários de pequenas empresas alternativas ao uso de aplicativos comerciais comuns no gerenciamento diário de seus negócios e normalmente não requer investimento financeiro.

Uma das soluções de TI para pequenas empresas de código aberto mais populares é o OpenOffice.org, um suíte de software de escritório com processamento de texto, planilhas, apresentações, gráficos, bancos de dados e muito mais.

3. PABX em Nuvem

A principal função do PABX Virtual é conectar telefones a uma linha externa, permitindo que os ramais possam efetuar ligações para dentro e fora da empresa, mas eliminando a estrutura interna, como dito no início, uma vez que ela estará na nuvem, livre de riscos

Consegue imaginar o quanto a tecnologia abriu possibilidades, escalabilidade, economia, rapidez na comunicação e sem falar na segurança das informações. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

4. Ferramentas de screencasting

O screencasting cria um filme que mostra atividades específicas na tela do computador com narração de voz que você pode compartilhar com outras pessoas. Os screencasts podem ser usados ​​para diversos fins, incluindo tutoriais, demonstrações e lições.Existe uma grande variedade de soluções de TI para pequenas empresas nesta área. As ferramentas de screencasting disponíveis possuem níveis variados de complexidade e funcionalidade.

Como você percebeu, no artigo de hoje, trouxemos exemplos de tecnologias que são utilizadas de forma estratégica pelas pequenas empresas. Também acessou algumas ferramentas que talvez conheça. Importante é saber que o conhecimento de novas tecnologias ajuda o empresário ou gestor a pensar o que pode realizar de modo estratégico. A MR Soluções ajuda você a fazer um planejamento sobre como utilizar as tecnologias para chegar nos objetivos.

REFERÊNCIAS

Blog da Interbrás: foto do corpo do texto.

GEM 2020, disponível em https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Empreendedorismo-no-Brasil-GEM-2019.pdf  e acessada em 25.05.22

NGUYEN, T. H.; NEWBY, M.; MACAULAY, M. J. Information technology adoption in small business: confirmation of a proposed framework. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 1, p. 207-227, 2015.

https://encontreumnerd.com.br/blog/solucoes-ti-pequenas-empresas

FOTO da capa: https://www.rodopac.com.br/