No último artigo, você viu a importância dos sistemas de gestão integrados, especificamente para concessionárias, e como gerenciá-los. Algumas empresas optam por fazer a instalação local e outras, a instalação remota, o que exige uma rede de wifi robusta e bem utilizada. Assim, trouxemos esse tema para continuar a ajudar sua empresa a ter uma visão geral sobre a importância de, na tecnologia, olhar para o macro e também para o micro.
Qual o significado de WPS?
WPS é uma sigla para Wi-Fi Protected Setup — em tradução livre, significa Wi-Fi de configuração protegida. Trata-se de um padrão de segurança utilizado por roteadores Wi-Fi para facilitar a conexão de dispositivos, dispensando a utilização de senhas complexas.
Como Funciona o WPS no Roteador?
Os acessos podem se dar de duas formas: via PIN pré-programado e botão físico ou virtual. Ambas opções permitem a conexão rápida na rede Wi-Fi, sem necessidade de digitar senhas complexas.
Como Funciona o WPS via PIN?
Em uma rede Wi-Fi com WPS via PIN, basta encontrar a SSID (nome da rede) no seu smartphone, tablet, smart TV ou outro dispositivo, e digitar a chave numérica existente (geralmente localizada na etiqueta de informações do roteador).
Após a inserção do PIN, a conexão na rede Wi-Fi será estabelecida entre o roteador e o outro dispositivo. O roteador irá compartilhar automaticamente a senha complexa (WPA), permitindo que o outro dispositivo continue acessando a rede Wi-Fi sem ter que repetir o processo de conexão WPS.
Como funciona o WPS via botão físico ou virtual?
Em redes Wi-Fi com WPS via botão físico ou virtual, o roteador libera o acesso sem senha à rede no momento em que a tecla WPS é pressionada. Com a função ativada, basta localizar a SSID da rede na lista de conexões Wi-Fi do seu celular, computador ou smart TV para se conectar sem a necessidade de inserir qualquer tipo de código.
Assim, a chave WPA (senha) será compartilhada com os dispositivos, permitindo que novas conexões sejam estabelecidas rapidamente, sem a necessidade de repetir o processo de configuração do WPS.
Qual a Relação entre Segurança de dados e o WPS nos Roteadores?
Não é seguro o uso. Assim, não compensa trabalhar com ele pela agilidade. É melhor ter a segurança. Apesar de utilizar criptografia WPA, não há garantia da segurança da rede Wi-Fi por estar suscetível a ataques de força bruta, ou seja, técnicas de tentativa e erro que permitem o roubo de senhas e outras informações sigilosas.
Essa característica levou fornecedores a cortar o serviço de suporte para conexões via WPS e, como você pode concluir, o melhor modo de garantir a segurança, é optar pela utilização de senhas complexas e claro, os backups em nuvem.
Agora vamos falar sobre o uso estratégico da tecnologia para a transformação digital, segurança e crescimento da empresa. Como dito no início, uma conexão robusta, com condições de segurança bem configuradas como você viu acima. Porque esses alertas? Alguns clientes de empresas de tecnologia as vezes fazem chamados para as áreas de suporte e, quando verificado, percebe-se que os problemas tem a ver com esses detalhes.
A MR Soluções, antes de assinar contratos de fornecimento de tecnologia, faz um diagnóstico na empresa, a fim de descobrir o mapa de risco para a TI e já alinhar o padrão de segurança e funcionalidade do fluxo de trabalho interno. Esses requisitos são importantes para um trabalho duradouro e de qualidade. Quer saber mais?
REFERÊNCIAS:
Tecnoblog.net
Foto: Freepik, acesso em 07.09.23
https://www.freepik.com/free-photo/workers-it-company-working-computer_6427074.htm
Foto do corpo do texto: https://www.freepik.com/free-photo/man-male-studio-casual-copy-space-visual-portrait-concept_2758686.htm