You are currently viewing COMO AS EDTECHS ESTÃO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO.

COMO AS EDTECHS ESTÃO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO.

Você certamente já ouviu dizer ou participou de algum curso que trouxe recursos tecnológicos surpreendentes. Eles estão associados aos métodos pedagógicos e vieram para transformar o modo como se ensina e se aprende, tanto em ambientes escolares como corporativos. Então você vai aproveitar muito essa leitura.

Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem no decorrer do tempo e a melhoria desse processo. No passado, alunos ficavam numa sala somente numa relação de poder e transferência de conhecimento. Paralelamente, nas empresas, funcionários também eram extensões de máquinas. Hoje, com a tecnologia e o acesso a informação, esses cenários deixaram de existir.

A pedagogia tem recebido contribuições valiosas como as de Jean Piaget, Paulo Freire e um grande legado de colaboradores tem trazido à tona, resultados benéficos para toda a sociedade no tocante aos métodos de ensino-aprendizagem. Como você verá, os educandos, quer alunos de uma escola regular, quer funcionários de todos os tipos de empresas, podem ser protagonistas porque deixam de ser ouvintes e passam a ser parte do processo.

O que são Edtechs?

Edtechs são as startups que trabalham com o desenvolvimento e aplicação da tecnologia na aprendizagem. Elas aproveitam o melhor dos avanços tecnológicos para incluí-los nos processos de ensino tanto de adultos como crianças, em cenários de ensino regular até o profissionalizante ou corporativo. Assim, as criadas por essas empresas podem ser empregadas nos mais diferentes contextos e para as mais diversas finalidades.

As Edtechs se apropriam das mais variadas tecnologias: inteligência artificial; big data; realidade virtual e/ou aumentada; mobile learning; a gamification – essas ferramentas se tornaram aliadas da educação, tornando a aprendizagem uma experiência mais engajadora, colaborativa e significativa para os cursistas. 

Além dos recursos didáticos vistos acima, as edtechs precisam recorrer aos recursos de segurança dos usuários e dos dados armazenados e contam para isso com empresas de tecnologia como a MR Soluções.

Estudos mostram que a capacidade de concentração das pessoas está diminuindo a cada ano. Diante disso, o ambiente de aprendizagem não apenas precisa ser agradável ou atraente, como contemplar ferramentas que ajudem o participante a reter em sua mente os conteúdos que precisará mais tarde.

E este mesmo elemento também ajuda a superar outras barreiras, como as limitações espaciais e temporais que acabam prejudicando e até mesmo afastando as pessoas da educação. Uma pessoa adulta, com uma agenda cheia de compromissos, dificilmente terá condições de participar de um ensino presencial, dispondo o seu tempo livre e esforços de deslocamento para ir a um local físico e em um horário fixo para estudar.

É bem mais viável para esta pessoa acessar conteúdos educacionais por meio de EAD, por exemplo, aproveitando seu tempo livre para aprender e sem ter que se deslocar até um determinado ambiente. Se apenas esta única solução já causa este efeito, imagine o que mais as Edtech podem desenvolver e entregar para tornar a educação mais eficiente!

Por isso as Edtechs estão em alta no mercado, com diversas startups recebendo investimentos milionários para alavancar seus projetos – sempre aliando práticas pedagógicas com ferramentas tecnológicas. Vamos explorar um pouco mais a importância das edtechs.

A Importância das Edtechs

As Edtechs facilitam a aprendizagem e a tornam mais eficiente. Isso porque através delas os estudantes têm acesso a diferentes formas de aprender, não se limitando ao ambiente educacional para isso, ou seja, através delas o aluno tem liberdade geográfica e de tempo.

Elas também são meios pelos quais, são acessadas ferramentas digitais que promovem o interesse pelo aprendizado, diferente do contexto tradicional. Com isso, as Edtechs engajam principalmente o público jovem, que busca por soluções criativas e ao mesmo tempo que trabalhe com métodos que otimizem o aprendizado conforme dedicam mais atenção a ele.

Para absorver todos os benefícios de uma edtech, o contexto educacional precisa ser favorável. Esse contexto no Brasil já está despontando, mas é obsoleto como um todo. A tendência é que, conforme se observem os benefícios que empresas e escolas estão colhendo, quem está atrasado, acelere o passo.

Como você observou, as edtechs são muito importantes porque elas auxiliam o desenvolvimento da pedagogia, que se tornou um leque aberto de oportunidades no mundo globalizado para pessoas que desejam aprender, e crianças a ver na escola um lugar real onde elas podem interagir, aprender e até mudar. Além do físico, o online é como um mundo paralelo de experiências infinitas que as edtechs criam.

O que as Principais Edtechs de Educação no Brasil Fazem?

Dentre as empresas que se destacam no Brasil nesse ramo estão:

Qranio: é um aplicativo que usa os conceitos de gamificação, tornando o processo de aprendizagem mais divertido. Contém diversas questões sobre as mais diferentes áreas (ENEM, Biologia, Química, Física, Matemática, entre outras) para testar o conhecimento do usuário.

Veduca: startup que tem parceria com instituições de ensino de grande peso, como USP, FIA e BM&FBOVESPA e disponibiliza cursos gratuitos direcionados e com certificados.

Geekie: a plataforma de educação on-line, baseada em dados e que tem como objetivo ajudar os estudantes a se preparar para o futuro. É a única plataforma de estudos oficial para o ENEM com certificação do MEC. Possui ferramentas para a gestão escolar e planejamento de aulas.

Descomplica:  produz conteúdos e vídeo aulas aulas para diversos públicos que procuram: ENEM, pré-vestibular, graduação, pós-graduação, cursos livres e até in company.

Ludos Pro: voltada para a educação empresarial, a Ludos Pro é uma startup que desenvolve treinamentos corporativos personalizados conforme a necessidade da empresa. Ela utiliza a gamificação para tornar a experiência mais lúdica e inovadora.

O Ambiente escolar se tornou mais atraente e motivador para as crianças e adolescentes

O Cenário

No Brasil, o mercado das startups voltadas para a educação está em ascensão e por isso há muitas oportunidades. As startups sabem disso e é por esse motivo que cada vez mais surgem propostas para mudar a realidade de ensino através da inovação e métodos ágeis.

Conforme dados do Mapeamento do setor, feito em 2020, feito pela Associação Brasileira de Startups (Abstartup) em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), existem aproximadamente 449 Edtechs ativas no país, destas 61% são da área de produção de conteúdo e 19% são da área de dados e processos.

Apesar do cenário positivo, há muitos desafios nesse mercado, pois é uma área em que mais de 80% das instituições de ensino básico são públicas e a aquisição de tecnologia nas redes públicas ainda é baixa e muito burocrática.

Como você viu no artigo, as startups são especializadas em tecnologia e educação, desenvolvendo projetos adaptados às necessidades, realidade e cultura de seus parceiros. Isso torna as estratégias ainda mais assertivas, porque consideram exatamente o que a organização e seus estudantes precisam – adotando métodos inovadores e altamente engajadores com os propósitos pedagógicos.

Se você acredita que pode fazer parceria com uma startup para alavancar seu negócio fale conosco e conheça a infraestrutura necessária. Se você tem uma empresa e quer ver seu crescimento, abra novas oportunidades de aprendizado para seus colaboradores, afinal agora o conhecimento foi democratizado.

Independente se você é funcionário, gestor, educador, as portas da educação foram abertas graças ao avanço da tecnologia. Aproveite todas as oportunidades.